Vamos falar sobre o colágeno

Muito se pipoca por aí sobre a palavra “colágeno” e muito se vê tanto em cosméticos quanto em suplementos como este componente é importante para a pele mas, no fim das contas, o que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína presente em nosso organismo e é a proteína mais abundante na camada interna de nossa pele, a derme. Dentre outras funções, um dos papéis do colágeno é formar um gel (junto com a elastina – falemos dela mais a frente) e preencher o tecido cutâneo.

Os fibroblastos são células que existem na derme que são responsáveis por produzir colágeno e elastina. A elastina é responsável pela elasticidade de nossa pele. Ela que faz nossa pele voltar ao “normal” depois de darmos um sorriso bem aberto. A partir dos 30 anos, no entanto, a produção de fibroblastos diminui e aqueles que já existem começam a ficar, assim, meio preguiçosos. Consequência disso é a diminuição da oferta de colágeno e elastina na pele que perde, ao mesmo tempo, volume e elasticidade.

O que fazer então, chorar?

Calma. Alguns nutrientes protegem o colágeno e a elastina e você pode acrescentá-los à sua dieta. São eles: vitamina C, vitamina E , selênio, zinco e cobre. O açúcar, por outro lado, atrai proteínas (ou seja, o colágeno) e dificulta sua absorção. Incorpore em sua alimentação laranja, limão, kiwi, castanhas, nozes, aveia, cogumelos, cenoura, espinafre, ovos… e fuja dos carboidratos refinados.

Não há estudos científicos que comprovem fielmente que a suplementação de colágeno via cápsulas (ou balinhas) de colágeno hidrolisado funcione mas há uma escola de especialistas que diz, sim, que aumentar a disponibilidade de proteínas no organismo favorece a produção do colágeno.

O mesmo vale para aplicação tópica do colágeno. Cremes e máscaras podem não necessariamente preencher o colágeno “que falta” no tecido cutâneo mas podem aumentar a disponibilidade de proteínas e, na pior das hipóteses, estarão hidratando a pele (e hidratar merece um post à parte).

E siga usando sempre – sempre! – a proteção solar com fator 30, no mínimo. 

Bjs, Van