Será o fim da rotina coreana dos 10 passos de cuidados com a pele?

Recentemente, o termo skincare diet – a dieta dos cuidados com a pele – ganhou força na Coreia do Sul principalmente entre os millennials que são contra empilhar 10 produtos sobre a pele (ou 6, ou 7, ou qualquer número acima de 3).

Liah Yoo, estrela do YouTube e fundadora da marca KraveBeauty que segue a proposta do minimalismo, diz que as pessoas vinham misturando tantos produtos diferentes na pele que desenvolviam vermelhidão, sensibilidade ou alguma coisa ainda pior. Em seu canal, Liah conta sua própria experiência (ruim) com tantos passos e produtos e como isso a motivou a criar a KraveBeauty.

Dermatologistas apontam que misturar tantos ingredientes deve, sim, causar uma preocupação válida em desenvolver uma irritação na pele – na melhor das hipóteses. Existem alguns exemplos clássicos que resultam em queimação e vermelhidão, como misturar retinol com algum antioxidante potente como a vitamica C. Outras misturas “proibidas”, no entanto, são mais sutis.

A questão principal é: se você está seguindo a rotina de n passos e está usando com disciplina n produtos e não está vendo resultado, a dieta dos cuidados com a pele pode te ajudar.

Do que se trata a dieta de cuidados com a pele?

Dermatologistas na Coreia do Sul passaram por uma onda de casos de sensibilidade e vermelhidão e começaram a indicar a seus pacientes que voltassem para o básico. Mais passos e mais produtos nem sempre é o melhor a se fazer.

O básico recomendado, no caso, era o uso de um gel de limpeza e de uma loção hidratante leve. Durante o dia, acrescenta-se o protetor solar. Só.

As cantoras de k-pop Hani e GaHyeon são alguns exemplos de celebridades que surpreenderam em suas entrevistas quando disseram ser adeptas da skincare diet. Sem tônicos, sem esfoliantes, sem serums. Jae, da banda Day6, até tuitou a repeito:

 

Minha opinião

Eu super segui a rotina de 10 passos por alguns anos (inclusive o Valeu a Compra foi o primeiro blog em português a trazer o passo a passo todo explicadinho lá em 2015) mas questionava algumas coisas na minha cabeça. Exemplos: se o tônico restaura o pH da pele ainda preciso dele ao usar um sabonete já com pH levemente ácido, próximo ao da pele? Sinto que uma loção leve hidratante já está dando conta da hidratação do meu rosto, ainda preciso de um creme ou óleo mais consistente, e de uma máscara, e do sleeping pack?

Confesso que nunca tive nenhum problema de vermelhidão ou irritação ou sensibilidade com os produtos que escolhi (apenas um parênteses aqui: usei a espuma de limpeza de ácido salicílico e o tônico de AHA da CosRx e foram os únicos produtos que nunca funcionaram na minha pele – que é mista. Eu aplicava na zona T, mais oleosa, mas eles ressecaram demais meu rosto. Talvez em peles mais jovens funcione melhor), mas o maior problema da rotina de 10 passos, pra mim, é justamente a disciplina. Segui à risca por um tempo grande, mas acabei negligenciando outros aspectos como a hidratação do corpo ou dos cabelos.

Se você vive numa correria, trabalha e estuda, cuida da casa, prepara sua alimentação, enfim, se você é uma brasileira normal, rs, a skincare diet pode ser uma mão na roda de cuidados com a pele, agora com aval do país que mais entende de pele no mundo. Que bom, nem precisamos ficar com peso na consciência.

As mudanças que fiz em minha rotina

Tô fazendo o seguinte: eu uso a limpeza à base de óleo apenas nos dias em que uso maquiagem (que não é todo dia), a limpeza com espuma continua normal, tônico não uso mais, e sigo usando a essence e o sérum da linha Time Revolution da Missha que, pra mim, é indispensável. Eu fiquei um tempo sem usar estes 2 produtos e, quando voltei, apenas com uns 2 dias de uso a pele já estava lisa e brilhando. Como o sérum é hidratante, à noite não uso quase mais nada. Quase porque uma ou duas vezes por semana uso o sleeping pack de avocado da Glow Recipe. Pela manhã, hidratante com cor e proteção solar da Laura Mercier ou a Essence Cushion da Missha nos dias mais quentes.

Uma coisa que eu já tinha abolido são as máscaras de hidratação de uso único. Eu adorava, e elas dão um boost de hidratação mesmo. Mas percebi que as sleeping packs tem o mesmo poder hidratante sem produzir tanto lixo. Coreia e Japão são super avançados em seus tratamentos de lixo. Mas o Brasil… imagina todo mundo aqui usando uma máscara diária…

É isso. Quem diria que eu escreveria alguma coisa contra os 10 passos algum dia, mas minha intenção com blog sempre foi jogar limpo. Não me xinguem, apenas mudei um pouquinho de opinião. =D

Bjos, Van

6 comentários sobre “Será o fim da rotina coreana dos 10 passos de cuidados com a pele?

  1. breporto disse:

    Oi, Val! Sigo seu blog desde 2016, e preciso admitir uma coisa: eu pensei em diet logo assim que terminei de ler a postagem dos 10 Passos. Por um simples motivo: eu não tinha dinheiro, estava desempregada, e nem cartão de crédito tinha! Fiquei afoita, pois queria muito ter uma pele tão linda quanto a das asiáticas. Por isso, descobri que as japonesas usam poucos produtos, já durante o boom da rotina coreana, então pensei a seguir algumas dicas delas.

    Passei a me alimentar de maneira mais saudável. A me exercitar também. Tomar até yakult! Dizem que a pele fica macia, e até a Yakult tem sua própria linha de cosméticos, enfim. Então hoje eu uso: Sabonete La-Rochey Effaclair, Loção com função de sérum Hadalabo Premium, e hidratante facial de Aloe Vera. Uso protetor solar sempre, mais ainda não posso me dar ao luxo de comprar os asiáticos sempre. Sempre removo a maquiagem em casa, com óleo de coco ou algum cleasing oil e água micelar. Não esfrego minha pele, sempre tento ser cuidadosa.

    Gostaria muito de experimentar o novo sérum de Vitamina C da Boticário, mas no momento não posso. Ah! Faço máscara facial de chá Matcha com mel uma vez por semana, ou mascará de pepino com um pouco de essencia. Também uso máscaras capilares da Bioderma nos cabelos, já ouvi falar que os cosméticos brasileiros são os melhores para os cabelos por causa das frutas usadas. Uma maravilha, né? XD

    Quero agradecer por não desistir do blog, graças à voce resolvi não fazer uso de remedios para espinhas e ignorei quando minha dermatologista extressada disse que “pele oleosa jamais deve usar hidratante”. Voce e o Pedro do @Cosmeasia são os melhores! Já recomendei seu blog no Quora: https://pt.quora.com/Quais-s%C3%A3o-os-melhores-produtos-de-beleza-e-cuidado-para-pele-sens%C3%ADvel/answer/Bre-Porto?ch=10&share=3f593e04&srid=MFq70

    Um beijão da sua fã!

    Curtir

  2. reginaquim disse:

    Puxa eu tinha pensado em experimentar o tônico de AHA da CosRx, mas vi que vc teve problema com ele né? Será que ele de fato ajuda a ter menos cravos?

    Curtido por 1 pessoa

    • Van disse:

      Oiê! Olha, eu não vou saber te responder porque não consegui usá-lo por tempo suficiente pra saber =( minha pele é madura (tenho 40 anos), mista (com as áreas secas bem secas e a zona T bem oleosa) e eu tomava cuidado de aplicar só na zona T (sim, dava trabalho, rs) mas ressecou minha pele demais, nariz ficava descamando (mas no fim do dia oleoso de novo, pode isso?), não funcionou comigo… mas cada pele é uma pele, né? Se vc tentar e contigo funcionar me conta! Bjs

      Curtido por 1 pessoa

      • reginaquim disse:

        Obrigada por responder Van! Eu tenho 40 também… mesmo tipo pele, acho que também não vai funcionar para mim… Obrigada mesmo! Bjus!

        Curtido por 1 pessoa

  3. Letícia Casoni disse:

    Acho que o maior problema é que as pessoas ficam tão presas aos 10 passos, que esquecem de analisar o que a pele realmente precisa. As vezes poucos passos e com produtos que realmente atendem a necessidade da sua pele serão mais eficientes do que passar milhares de produtos que muitas vezes sua pele nem precisa. Eu percebi isso na minha pele e depois que passei a analisar as necessidades dela e focar no que minha pele precisa no momento percebi que ela melhorou muito.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.